DETALHES DA PUBLICAÇÃO
voltar para as notícias


Cefor retoma debate sobre o MERCOSUL na Câmara
16/05/2006

Cefor retoma debate sobre o MERCOSUL na Câmara

A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do MERCOSUL (Cefor) da Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu, em 16.05.2006, o presidente da Comissão de Relações Internacionais e Integração do MERCOSUL da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção RS (OAB/RS), Fábio Böckmann Schneider. Ele abordou as tentativas de integração entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai desde a criação do bloco, em 1991. A presença de Schneider fez parte do esforço pretendido pela Câmara de retomar os debates sobre o MERCOSUL.

O advogado lamentou que a integração prevista pelo MERCOSUL hoje, praticamente, se resuma às relações comerciais. Contribuem para esse enfraquecimento, segundo ele, fatores como níveis de corrupção altos, impunidade, má distribuição de renda e a inexistência de um Parlamento do MERCOSUL. Para Schneider, o panorama poderia ser modificado por meio de medidas como a construção de políticas públicas comuns de cooperação e o compartilhamento de informações. Dessa forma, haveria confiança e relações sociais e constitucionais estáveis.

Proponente da visita de Schneider, o vereador Adeli Sell (PT) sugeriu que, no segundo semestre, a Cefor promova um seminário sobre o MERCOSUL, “para trazer novas luzes sobre o tema, que tanto interessa ao Rio Grande do Sul”. Adeli propôs que sejam convidados para o evento debatedor das áreas jurídica, cultural, econômica e profissional entre outras.

Além da presidente da Cefor, a vereadora Maristela Meneghetti (PFL), e de Adeli Sell, participaram da sessão os vereadores João Antonio Dib (PP), Professor Garcia (PPS) e Luiz Braz (PSDB).


WebCool